IMA/AL participa de ações de planejamento do projeto TerraMar

Reuniões e visitas técnicas ocorreram essa semana nos municípios Tamandaré (PE), Maceió (AL) e Recife (PE)

Wanessa Santos

O Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participou, na última quarta-feira (27), da reunião de encerramento das ações de planejamento do projeto Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira – Projeto TerraMar, do Ministério do Meio Ambiente(MMA).

A reunião ocorreu no município de Recife (PE), contou com a presença do coordenador do Gerco do IMA/AL, Ricardo César, que representa o Estado de Alagoas nesse projeto.

O Projeto TerraMar  tem por objetivo garantir que um planejamento ambiental territorial coerente e a gestão integrada da zona marinha e costeira contribuam para a proteção e o uso sustentável de sua biodiversidade.

Participaram também representantes da Associação das Águas do Nordeste (ANE) e da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

Além de Recife também houve visita técnica  nos municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL) nessa segunda-feira (25) e terça-feira (26). Ação teve como objetivo identificar os parceiros pré-estabelecidos para elaboração de análises colaborativas do território.

Segundo Ricardo, as atividades vão nivelar as equipes do Gerco de Alagoas e de Pernambuco, do ICMbio e demais parceiros, sobre o Plano Operacional Anual (POA) 2017-2018.

Para Ricardo “as reuniões acontecem para que seja realizado um diagnóstico do território da Costa dos Corais, e elaborar a interação dessas atividades, seus impactos e suas interrelações”, diz.

Duas áreas foram selecionadas para integrar o projeto: Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e Região do Banco de Abrolhos. A região da Costa dos Corais abrange os estados de Alagoas e Pernambuco, enquanto que a de Abrolhos está inserida no sul da Bahia e no Espírito Santo.

Além do IMA/AL, o projeto conta também com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio) e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SEMAS/PE).