Jangadeiros participam de ações do projeto Nossa Praia

Cem lixeiras serão instaladas nas jangadas que fazem o trajeto da Pajuçara às piscinas naturais

Klaus Roger

Cem kits do Projeto Nossa Praia, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), serão entregues, nesta terça-feira (22), para os jangadeiros da enseada de Maceió, para auxiliar no trabalho de conscientização ambiental realizado por eles durante os passeios.

O Nossa Praia, que está em sua terceira edição, promove a sensibilização de banhistas sobre a preservação do ecossistema marinho. No terceiro ano do projeto, o IMA/AL está disponibilizando cem lixeiras da ação que serão instaladas em cem jangadas que realizam passeios nas piscinas naturais da Pajuçara diariamente.

Além disso, serão doadas sacolas biodegradáveis e uma biruta (indicador de vento), que será instalada na sede da associação. A ação se dá devido ao grande aumento do turismo na região, especialmente no verão.

Assim como acontece com as placas disponibilizando sacos para lixo, e lixeiras móveis que ficam na faixa de areia das praias sob responsabilidade de ambulantes, os jangadeiros adotarão as novas lixeiras do projeto em suas jangadas para incentivar atitude consciente da clientela durante os passeios.

A entrega dos materiais será realizada ás 9:00hrs, durante reunião na Capitania dos Portos, que contará com a presença da associação que responde pelos jangadeiros que trabalham na enseada da Pajuçara.

A equipe do Nossa Praia continua realizando os trabalhos de sensibilização ambiental durante todo verão. Na próxima quarta-feira (24), os técnicos desembarcam na praia do Francês, onde haverá um mutirão de limpeza, e na sexta-feira (26), haverá entrega de novas lixeiras aos ambulantes vencedores do segundo Desafio Praia Limpa.