Jardineto Botânico do IMA reabre as portas após breve recesso

Coleção da flora alagoana volta a realizar atividades de rotina e a receber visitas da população

Elayne Pontual

Instalada na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), no bairro do Mutange, a coleção de exemplares vivos da flora alagoana reabre as portas para o público depois de alguns dias de recesso. A coleção volta a realizar suas atividades de rotina e a receber visitas de estudantes da rede pública e privada.

O roteiro das visitas guiadas é elaborado de acordo com os biomas Caatinga e Mata Atlântica, representados em diferentes ambientes do Jardineto. No local há ainda um espaço reservado à prática de compostagem e o pequeno lago com peixes ornamentais e plantas adaptadas ao ambiente aquático. Durante as visitas, os jovens conhecem plantas nativas e exóticas, como a Craibeira, o Ouricuri, Mandacaru e o Pau Brasil.

O Jardineto fica anexado ao Herbário MAC, que tem se estabelecido como referência no trabalho de pesquisa e identificação da biodiversidade do Estado. Com mais de 60 mil espécies da flora alagoana, identificadas, catalogadas e armazenadas, o local serve de referência para estudantes, pesquisadores e projetos de reflorestamento.

Com todos os exemplares coletados em Alagoas, a coleção é um dos principais centros ativos de pesquisa de Alagoas e abriga uma coleção com mais de 60 mil espécies. O local serve de referência para estudantes, pesquisadores e projetos de reflorestamento.

As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelo telefone 3315-1747.

998 Total Views 2 Views Today