Jardineto e Herbário do IMA recebem estudantes da rede pública

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As visitas podem ser agendadas para grupos com até 30 pessoas e apresentam espécies vivas e processo de catalogação da flora alagoana

Duas turmas da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, de Maceió, cada uma com 20 estudantes e dois professores, visitaram o Jardineto Botânico e o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), na manhã dessa quarta-feira (14). A equipe que trabalha na parte de botânica apresentou amostras vivas e secas catalogadas no local.

Com idade entre 14 e 17 anos, os estudantes cursam o segundo ano do ensino médio. A visita foi organizada pelos professores de biologia e de história.

No percurso do Jardineto, o grupo conheceu espécies vivas da caatinga e da mata atlântica, com alguns detalhes sobre reprodução e simbiose entre as plantas. Já no Herbário, viram como as amostras são secas, identificadas e catalogadas para fazer parte do maior acervo de espécies dos biomas alagoanos.

Visitas
As visitas ao Jardineto Botânico e ao Herbário MAC podem ser agendadas para turmas com até 30 alunos, através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou do telefone 98833-9415.

O roteiro das visitas no Jardineto é guiado de acordo com os biomas Caatinga e Mata Atlântica, representados em diferentes ambientes. No local há ainda um espaço reservado à prática de compostagem e o pequeno lago com peixes ornamentais e plantas adaptadas ao ambiente aquático. Durante as visitas, os grupos conhecem plantas nativas e exóticas.

O Jardineto fica anexado ao Herbário MAC, referência no trabalho de pesquisa e identificação da flora do Estado. Com mais de 60 mil espécies da flora alagoana, identificadas, catalogadas e armazenadas, o local serve para estudantes, pesquisadores e projetos de reflorestamento. O local é um dos principais centros ativos de pesquisa de Alagoas.