Laboratório de Estudos Ambientais do IMA recebe certificado de proficiência da ANA

Certificação atesta a qualidade dos resultados das análises feitas pelo Laboratório. Essa é a terceira vez que o órgão recebe avaliação positiva no Programa de Ensaio de Proficiência

Wanessa Santos

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) acaba de receber, pela terceira vez, o Certificado de Participação do Programa de Ensaio de Proficiência (EP), elaborado pela Agência Nacional das Águas (ANA), com resultado satisfatório.

O gerente do Laboratório do IMA/AL, Manoel Messias, representou o setor e recebeu o certificado, em São Paulo, onde ocorreu a entrega.

A certificação atesta, mais uma vez, a qualidade dos resultados das análises feitas pelo Laboratório do IMA/AL, que é prevista na NBR ISO/IEC 17025 – certificação que fornece a acreditação dos laboratórios, pelo INMETRO.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Ensaio de Proficiência é o uso de comparações Interlaboratoriais com o propósito de determinar o desempenho do laboratório para ensaios ou medições e, ainda, monitorar seu desempenho contínuo.

A participação dos laboratórios em atividades de EP é uma forma de avaliar e demonstrar a confiabilidade dos dados que estão sendo gerados. Isso significa dizer que por meio dessa metodologia pode-se avaliar a habilidade do laboratório de realizar “ensaios” ou “medições” de forma competente.

Vale ressaltar que os laboratórios do IMA, Laboratórios de Físico-química e Microbiologia da Gerência de Laboratório do IMA, já participaram de três Ensaios , nos anos de 2015, 2016 e 2017, em todos obteve resultados satisfatórios, o que os coloca na categoria equiparada com a acreditação.

Participaram do EP 2017 outros 26 laboratórios de diversos estados do país.

611 Total Views 1 Views Today