Mês do Meio Ambiente: Mais de 1500 pessoas participam do Passeio ciclístico do IMA

O evento, que encerra a programação do mês, arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos que serão doados para instituições de caridade

Mariana Catanduba

O Mês do Meio Ambiente levou atividades diversas para todas as regiões do Estado. No encerramento, mais de 1500 pessoas pedalaram da Quadra Poliesportiva, no bairro Pontal da Barra, até o Posto 7 na Jatiúca, em Maceió. O Passeio Ciclístico era muito aguardado pela população e foi realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), no último domingo (26).

As inscrições aconteceram de maneira online, porém, com a grande procura, no dia do evento, surgiu a necessidade de fazê-las de forma presencial. Um dos critérios para a participação, era a doação de um quilo de alimento não perecível e, com isso, foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos, que serão destinados a instituições de caridade.

Passeio Ciclístico 2022 era bastante esperado entre a população. Foto: IMA



Genário Costa, um dos participantes, ressaltou a importância em ajudar o próximo. “É a segunda vez que participo desse circuito, já havia participado antes da pandemia, e agora tenho o prazer de voltar. É importante que a galera se divirta, e assim, a gente possa ajudar as pessoas que ficaram sem suas casas, que não tem alimentação. Aqui a gente se diverte e ajuda o próximo”, expôs.

Durante todo o trajeto, os ciclistas tiveram acesso a água e suco para garantir a hidratação e bem estar. Além disso, todo o passeio foi acompanhado por equipes de saúde e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Um dos pontos altos do passeio, já na linha de chegada, foi o sorteio de acessórios e mais de 30 bicicletas para os participantes.

Gustavo Lopes, Diretor-presidente do IMA, fez parte do numeroso grupo de ciclistas e se mostrou empolgado. “Participei de bike e foi muito massa! Há mais de dez anos que o IMA faz esse passeio e hoje a gente encerra o Mês do Meio Ambiente com chave de ouro. Esse é um dos anos mais legais, porque tem muita gente e é uma energia muito boa, eu fiquei muito feliz”, disse sobre esta edição do Passeio Ciclístico.

Vários brindes foram sorteados para os participantes. Foto: IMA



A grande adesão ao Passeio Ciclístico, que encerrou o Mês do Meio Ambiente 2022, representou o sucesso que a programação teve em diversos municípios do Estado. Inicialmente duas escolas, de Maceió, foram contempladas com uma visita da equipe do Herbário MAC, em que os alunos puderam conhecer mais sobre a flora alagoana e experimentar, na prática, a botânica.

Equipe do Herbário MAC realizou visitas e exposições a escolas. Foto: IMA



As atividades se estenderam por todas as regiões de Alagoas, como a Zona da Mata, Agreste e Sertão, por exemplo, em que a população pôde adquirir instruções sobre preservação e a importância dos biomas locais através de palestras, ecocine, plantios de mudas nativas e muito mais. E assim como o tema desde ano, Uma Só Terra, todos os participantes e profissionais do Instituto se mostraram empenhados em reforçar o compromisso socioambiental.
187 Total Views 2 Views Today