Moradores de Penedo participam de ações da Educação Ambiental

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Programação consistiu em atividades e execução de projetos pela equipe do IMA

Dálet Vieira

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro a equipe de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) levou diversas ações para o município de Penedo. As atividades visaram estabelecer uma conversa sobre a temática ambiental: Eco Cine, descarte incorreto do óleo, e a plantação de mudas de espécies nativas.

O início das atividades, segunda-feira (10), foi na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, em uma tenda montada em frente à igreja local. Com uma programação voltada a todo o público, a população participou da oficina de sabão ecológico, se informou sobre o processo de saponificação e distribuiu as barras de sabão que foram feitas durante a atividade.

Durante à noite, puderam assistir uma animação associada ao tema ambiental e debater sobre a importância da preservação de espécies. Os moradores interagiram diretamente com a equipe do IMA, expressaram dúvidas acerca do meio ambiente e parabenizaram as ações.

José Cícero dos Santos, Presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Tabuleiro dos Negros, conta que ações realizadas vêm sensibilizando a comunidade sobre a biodiversidade local. Além de contribuir no aprendizado das crianças que despertam acerca das causas socioambientais.

“O IMA vem acompanhando a nossa comunidade e as nossas nascentes. Esse acompanhamento é muito importante para nós, porque trazem orientação e atividades educacionais sobre o meio ambiente, fazendo com que a população se conscientize e adquira mais conhecimento”, conta José Cícero dos Santos.

Na terça-feira (11), durante o Projeto Sabão Ecológico a equipe sanou dúvidas dos moradores do povoado Campo Redondo sobre a reutilização do óleo de cozinha. Jaiane da Silva, que participou da atividade contou que fazia o descarte incorreto do óleo e que o tema é muito importante para a comunidade.

“Essa oficina foi muito importante para todos aqui, porque já joguei muito óleo no ralo da pia. Gostei muito de aprender a fazer sabão, porque assim deixamos de descartar óleo de maneira errada e preservamos o meio ambiente”, relata a moradora.

Por volta das 19h na tenda interativa, a comunidade assistiu a animação Bee Movie e debateu sobre a importância das abelhas no meio ambiente. “O IMA estar aqui na minha comunidade tem grande importância porque nos mostra como cuidar bem dos nossos animais e meio ambiente. Com palestras educativas e essas atividades, eu acredito que o povo vai mudar”, afirma José Ferreira Lima Filho, Presidente da Associação dos Agricultores de Campo Redondo.

Os moradores também receberam informações sobre plantio e mudas de plantas nativas que foram distribuídas pela equipe de Educação Ambiental.

Alagoas Mais Verde

Encerrando as atividades na quarta-feira (12), a ação conjunta da Prefeitura de Penedo e o IMA colocou em prática mais uma vez o Projeto Alagoas Mais Verde, que busca ampliar a arborização com o plantio de mudas em todo o estado de Alagoas. Dessa vez as mudas nativas foram plantadas na mata ciliar do rio São Francisco e praças das áreas urbanas.