Nossa Praia retoma atividades no litoral alagoano

Projeto traz novidades que reforçarão as ações de conscientização de ambulantes e banhistas sobre a limpeza das praias do Estado

Elayne Pontual

Com a proximidade do verão e a chegada das altas temperaturas, o Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), retoma, no próximo domingo (16), as ações do projeto Nossa Praia. O trabalho tem como meta promover ações educativas voltadas para a sensibilização de banhistas e ambulantes para diminuir os impactos que os resíduos sólidos provocam no ecossistema marinho.

No domingo, haverá um estande na praia de Ponta Verde, das 9h às 14h, com exposição de projetos do Instituto, além de jogos e atividades especiais que encerrarão a Semana da Criança. Paralelamente, agentes do Nossa Praia devem distribuir materiais recicláveis, como sacolas biodegradáveis e cartões confeccionados com sementes, além de conscientizar ambulantes e banhistas sobre a importância de manter as praias limpas.

O projeto, em suas próximas ações, trará novidades como intervenções urbanas, esquetes teatrais e peças para impactar a população, algumas serão fixas e atemporais, estando presente durante todo o decorrer da campanha ou em grande parte dela, como display com suporte pra sacolas recicláveis, entre outros.

Outra novidade será um cenário montado aos domingos na área fechada da praia da Pajuçara, onde uma companhia de teatro irá encenar uma peça infantil abordando a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.

A Gerência de Educação Ambiental do IMA iniciou, na última terça-feira (11), os contatos com bares, restaurantes e hotéis para apresentar as novidades do projeto. A equipe está concluindo o calendário de ações, que deve contemplar as praias alagoanas até o final da alta estação, com o término do carnaval.

Para saber mais sobre o projeto, é possível acompanhar os perfis nas redes sociais como Facebook (facebook.com/nossapraiaal) e Instagram (instagram.com/nossapraiaal), além do hotsite (ima.al.gov.br/nossapraia).

2015

“A praia é nossa, o lixo é seu”. É com essa mensagem que o projeto Nossa Praia, desde novembro de 2015, vem chamando a atenção de banhistas e ambulantes que frequentam o litoral alagoano. Só no ano passado, mais de 70 mil objetos foram distribuídos durante as ações que atenderam cerca de 18 mil pessoas.

Até agora, o projeto esteve em praias como Pajuçara, Ponta verde, Jatiúca, Barreiras, Francês, Barra de São Miguel, Marceneiro, Penedo, Cruz das Almas, São Miguel dos Milagres, Guaxuma, Gunga, Garça Trota, Mirante da Sereia e Praia da avenida. “Queremos mostrar que, com pequenos gestos, a qualidade de vida da população pode melhorar de forma bastante considerável”, afirmou Pedro Normande.

991 Total Views 1 Views Today