NOTA – Situação do óleo nas praias de Alagoas

– Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA)
24/10/2019 – 09h30

– O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), se reuniu no início da noite da quarta-feira (23), na Capitânia dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação no litoral alagoano e traçar novas estratégias de ação. Nova reunião está prevista para a quinta-feira (24), no mesmo local.

Os pontos mais afetados na costa alagoana continuam sendo os mesmos. Houve uma denúncia de que teria chegado uma mancha em Maceió, na região do Pontal da Barra, a prefeitura da capital deve verificar, ainda essa manhã, a situação, mas a indicação é de que se trata de falsa denúncia.

O monitoramento segue em todo o litoral, de norte a sul, sendo feito pela Marinha, Ibama, ICMBio, Ima e prefeituras. Uma aeronave do Ibama sobrevoa toda a costa, nessa quinta-feira (24), para identificar possíveis aproximações de manchas de óleo na costa.

O presidente do Senado, atual presidente em exercício da república, Davi Alcolumbre, visita o Estado nessa quinta-feira (24) e faz vistorias em áreas afetadas. Ele vai a Barra de São Miguel acompanhado pelo governador Renan Filho, e outros integrantes do GTA, a exemplo do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, do secretario de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira, do comandante Aron, da Marinha.

O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos, reforço da Defesa Civil do Estado e apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Municípios
– Piaçabuçu – durante a quarta-feira (23) houve mutirão com 70 pessoas. Na quinta-feira (24) o trabalho continua com 80 pessoas: 40 colaboradores da Semarh 40 e 40 trabalhadores organizados pela prefeitura. No local foram encontrados cascas de maçunins na areia, com orientação do Ibama foram recolhidas amostras para analisar e verificar se há alguma relação com o óleo.

– Feliz Deserto – o município tem organizado limpezas cotidianas dos fragmentos que têm aparecido, mas realiza, na sexta-feira (25), uma grande ação para varredura de toda a praia.

– Coruripe – o município continua com o trabalho de limpeza de fragmentos espaçados na areia. O prefeito solicitou mergulhadores para verificar a situação dos arrecifes.

– Em Jequiá da Praia, com orientação do Ibama, foi feita a coleta de amostras de peixes que apareceram mortos na areia. Os animais não apresentam vestígios de óleo, há a possibilidade de terem sidos pegos em alguma rede de arrasto, mas apenas a análise poderá indicar a causa da morte.

– Roteiro – a prefeitura segue com a limpeza de pequenos fragmentos e com o monitoramento das praias.

– Barra de São Miguel – acontece, nessa quinta-feira (24), um mutirão com a participação de 120 pessoas: colaboradores do IMA, exército, marinha e trabalhadores organizados pela prefeitura.

– Maceió – vídeos gravados na região da Piscina do Amor, na Enseada da Pajuçara, mostram que o local não foi afetado. Não há a presença de óleo.

– Japaratinga – junto com o movimento natural da maré tem havido o depósito de óleo na praia, junto com sargaço. Nãos e trata de novas manchas, mas de material que ainda não foi retirado e se movimenta com a maré. Por isso o trabalho continua e sem previsão de término. O mutirão, nessa quinta-feira (24), acontece com a participação de 200 pessoas: 100 reeducandos; 30 brigadistas do ICMBio e do Ibama; 32 pessoas organizadas pelo IMA; trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários da região.

– Maragogi – a estimativa é que o trabalho siga com cerca de 60 pessoas, sendo 40 trabalhadores organizados pelo IMA.