Órgãos ambientais resgatam animais silvestres em feiras livres

Pássaros, aves e jabutis foram apreendidos e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Maceió

Elayne Pontual

O Instituo do Meio Ambiente (IMA-AL), através de suas gerências de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, Fiscalização e Monitoramento, participou de uma ação de resgate de animais silvestres em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A operação aconteceu entre os dias 18 e 22, em feiras livres dos municípios de Passo de Camaragibe, Maceió e Arapiraca, além de outros alvos identificados em São Miguel dos milagres, Porto calvo e Maragogi.

Cerca de 200 animais foram resgatados, entre eles pássaros, dois jabutis, um papagaio-verdadeiro e cinco filhotes maracanã-verdadeira, espécie de ave classificada como vulnerável a extinção, de acordo com a portaria nº 444/2014 e a Lista Vermelha da União Nacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Segundo Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, uma pessoa foi autuada por ter dado fuga à um galo-de-campina, pássaro típico do bioma caatinga, no momento em que os fiscais dos órgãos foram identificados.

Todos os animais resgatados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da superintendência do Ibama em Alagoas.

647 Total Views 2 Views Today