Preservação ambiental e práticas esportivas incentivam desenvolvimento do estado

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Representantes de órgãos estaduais planejam atividades integradas a partir de parcerias

Clarice Maia

A integração de atividades que incluem a preservação do meio ambiente, práticas esportivas e o desenvolvimento de Alagoas, foi o principal tema da reunião entre representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). Os dois órgãos devem firmar parceria para garantir a realização de atividades já previstas e organizar outros eventos que movimentem o estado.

Segundo informações de Andréia Alfama, secretária adjunta de esporte, há “a preocupação com a autorização para eventos esportivos programados, para não se repetir o incidente que houve no ano passado, quando os responsáveis por um passeio ciclístico foram autuados”. A recomendação é que os organizadores procurem o órgão para evitar que aconteçam incidentes.

“As portas do IMA estão abertas, nossos técnicos podem orientar e colaborar para que os eventos aconteçam sem problemas”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto. Ele disse ainda que a intenção da equipe do órgão ambiental é celebrar a parceria para realização de atividades conjuntas, principalmente em outros municípios do estado.

“Podemos envolver meio ambiente e esporte, são duas temáticas com muita afinidade, envolver também outros órgãos e movimentar municípios do interior. A interiorização dos nossos serviços é uma característica dessa nova gestão, do nosso governador”, disse Gustavo Lopes.

A secretária, Cláudia Petuba, lembrou ainda a realização do evento Challenge Maceió, que tem no Triathlon sua principal atração: “serão milhares de pessoas envolvidas. Deve movimentar diversos setores da cidade, durante um final de semana inteiro”, disse.

Na programação há uma feira de materiais esportivos, congresso científico, atividades de integração, como a prova Junior, para crianças de 8 a 16 anos, “woman”, exclusivo para mulheres e o “Sprint”, para iniciantes. A prova principal acontece no dia 23, com 90 quilômetros de ciclismo, dois quilômetros de natação e 21 de corrida. Um dos atrativos de Maceió é o mar, onde deverá acontecer a parte de nado.

A preocupação dos técnicos do IMA é com as condições de balneabilidade da praia e os impactos que podem ser causados, com o descarte de lixo por exemplo, na área de concentração.

Barco-escola
As representantes da Selaj aproveitaram ainda para apresentar algumas ideias de melhoria para a área do estádio Rei Pelé, com a adoção de práticas ambientalmente equilibradas e o funcionamento de ações sociais, principalmente voltadas para os moradores que vivem no entorno do local. Ficou acordado que a equipe do IMA deverá propor atividades de educação ambiental para colaborar com as iniciativas.

A primeira será a participação de grupos de jovens e adolescentes no barco-escola do IMA. O catamarã, com capacidade para cerca de 50 pessoas, leva os grupos a conhecer as riquezas e os principais problemas encontrados no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba.

Participaram ainda da reunião, Ricardo César, Ermi Ferrari, Leonardo Vieira e Pedro Normande, coordenador de gerenciamento costeiro, diretor de monitoramento e fiscalização, diretor de licenciamento e diretor de desenvolvimento e pesquisa do IMA, respectivamente.