Programa Água Doce é um dos projetos apresentados em congresso mundial

Evento reúne principais especialistas de governo, universidades e indústria para compartilhar conhecimentos e experiências

Wanessa Santos

O Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal, será um dos projetos apresentados no principal evento relacionado à dessalinização de água do mundo, o Congresso Mundial de Dessalinização. O evento é promovido pela Internacional Desalination and Water Reuse Association (IDA) e ocorre entre os dias 15 e 20 de Outubro em São Paulo.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, o PAD visa garantir água potável a comunidades rurais difusas do semiárido, por meio de sistemas de dessalinização.

Em cada Estado onde o PAD atua há um Núcleo Estadual, instância máxima de decisão, e uma Coordenação Estadual, com seu respectivo Grupo Executivo, composto por técnicos capacitados pelo Programa em cada um dos quatro componentes (mobilização, sustentabilidade, sistema de dessalinização e aproveitamento do concentrado), coordenados pelo órgão de recursos hídricos estadual.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) integra a equipe de Coordenação Estadual alagoana, com um representante no núcleo de Mobilização Social.

A mobilização social no PAD media a interlocução, as negociações e os conflitos de interesses entre os diferentes atores sociais envolvidos no processo de implementação dos sistemas de dessalinização e dos sistemas produtivos.

No Congresso, o Ministério do Meio Ambiente coordenará o Painel “Dessalinização e reuso no Nordeste do Brasil”, onde será apresentado o Programa Água Doce, que oferece água de qualidade para o consumo humano e o empoderamento das comunidades rurais do semiárido brasileiro para a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização.

O evento reúne líderes do setor público e privado de diversos países, e discute acerca da crescente demanda por uma fonte alternativa de água doce.

1231 Total Views 1 Views Today