Projeto Alagoas Mais Verde realiza a Semana da Árvore

Ação visa recompor área de mata ciliar com o plantio de três mil mudas

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data que ano após anos propõe um momento de reflexão da atividade humana na natureza. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), através do Projeto Alagoas Mais Verde, promove neste ano a Semana da Árvore. Ações de plantio perpetuarão a vida de três mil mudas em uma área de recomposição no trecho de mata ciliar do Rio São Miguel, no município de São Miguel dos Campos.

As atividades serão iniciadas na quarta-feira (23) e vão até a sexta-feira (25). As mudas das árvores são espécies nativas da região e visam a recuperação do espaço. Dentre elas estão o ipê Roxo, ipê amarelo, ipê rosa, ingá, ingaí, murta da mata, saboneteira e chichá.

Neste ano, as atividades do Alagoas Mais Verde foram intensificadas, com o objetivo de plantio de 10 mil mudas. No entanto, os momentos ocorrem sem a presença da população, em razão da pandemia da Covid-19. A comunidade continua recebendo instruções e sendo sensibilizada através das ações de educação ambiental.

“Os plantios feitos trazem benefícios socioambientais, porque a população passa a cuidar e ficar mais sensibilizada sobre a importância da ação e a recuperação de áreas degradadas”, explica Ykison Emery, assessor da Gerência de Educação Ambiental do IMA.

Diante disso, o desenvolvimento socioambiental é assegurado e, em um futuro breve, cada comunidade que ajudou nos cuidados com as mudas terá frondosas árvores; além de espaços arborizados que contribuem diretamente para uma melhor qualidade de vida.

Alagoas abriga mais de 300 espécies nativas de árvores

Das pequenas às grandes, do araçá (Psidium cattleianum) à sapucaia (Tabebuia aurea); Alagoas possui uma grande diversidade de árvores. São espécies que devem ser preservadas em conjunto, não apenas em unidade, afirma Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC do IMA.

“São mais de 300 espécies de árvores nativas em Alagoas, todas representadas no catálogo do Herbário MAC. Apesar de haver um costume popular no plantio em unidades, as árvores não são seres isolados, elas são parte vital de uma floresta”, alerta Rosângela, apontando a necessidade do planejamento de plantar várias espécies juntas. “As árvores, quando próximas, constroem um ecossistema que serve de abrigo para alimentação e reprodução de animais, além de sempre renovarem a natureza”, destaca.

Uma sapucaria, por exemplo, alimenta roedores com seu fruto. As fezes do animal possibilitam o nascimento de outra árvore. As folhas, quando caem, alimentam o solo, e os nutrientes vão para a raiz, isto é retroalimentação. Até mesmo na queda natural de uma árvore há contribuição à natureza, com a ação dos fungos que se alimentam da matéria orgânica, devolvendo nutrientes ao solo.