Projeto Coleta Certa leva alunos do CEPA para aula de campo na Pajuçara

A ação realizada pelo IMA incentiva a reflexão sobre a geração e o gerenciamento dos resíduos sólidos

Clarice Maia

A equipe da Gerência de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) levou, nessa quarta-feira (12), uma turma de 22 alunos e um professor da Escola Estadual Afrânio Lages, de Maceió, para uma aula de campo na praia da Pajuçara, como parte do projeto Coleta Certa, que teve as atividades retomadas na terça-feira (11).

Durante a aula os estudantes puderam conhecer mais sobre a fauna e a flora do ecossistema marinho, e a problemática causada pelo lixo naquele ambiente.

O projeto piloto está sendo aplicado “com as escolas que fazem parte do CEPA [Centro Educacional de Pesquisa Aplicada], em Maceió”, comentou Mirela Cavalcante, bióloga, consultora ambiental da equipe do IMA. Ela disse a primeira fase foi iniciada em 2016, com as escolas Dom Pedro, Princesa Isabel, Teotônio Vilela e Laura Dantas.

“A segunda etapa foi iniciada com a inclusão das Escolas Estaduais Maria José Loureiro, Afrânio Lages e Correia Titara. Nossa pretensão é levar o projeto para todas as escolas do CEPA, comentou.

Ela disse ainda que outras duas atividades foram realizadas, com a retomada do projeto, a primeira delas foi uma palestra para apresentar o projeto para 47 estudantes e tratar de aspectos do consumo consciente. A outra atividade foi o chamado eco cine, em que uma turma com cerca de 50 alunos assistiram ao vídeo “A história das coisas”.

Na próxima semana, estão previstas: aula de campo no cinturão verde da Braskem, visita à sede do IMA, aula na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, além de uma caravana ambiental – com a realização de jogos e brincadeiras de educação ambiental.

61 Total Views 1 Views Today