Projeto Nossa Praia é iniciado com coleta de lixo em praias de Maceió

O primeiro dia de atividades foi marcado pelo diálogo com banhistas e distribuição de sacolas biodegradáveis

Cerca de três mil sacolas biodegradáveis para lixo e mais três mil lixeiras para carro foram distribuídas no último sábado, dia 21, nas praias da Pajuçara e Ponta Verde, entre banhistas e comerciantes. Essa é uma das atividades que serão realizadas pelo projeto Nossa Praia, em diferentes locais da costa alagoana, até o final do mês de fevereiro.

A iniciativa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) pretende sensibilizar os usuários à não jogar o lixo nas praias. O projeto segue durante o período mais intenso de verão, porque é a época em que há aumento de concentração de pessoas.

As primeiras atividades foram realizadas na Ponta Verde e na Pajuçara por serem locais muito movimentados, entre as praias urbanas de Maceió. Além da distribuição das sacolas, houve muita conversa com banhistas e comerciantes, monitoramento nas piscinas naturais e na água próximo a margem, exposições e distribuição de materiais.

A próxima atividade será realizada no município de Coruripe, no próximo sábado (28), como parte das atividades do Governo Presente, que acontece a partir da sexta-feira (27).

Ambulantes como o Ailton do Amendoin, bastante conhecido em Maceió pela forma irreverente como vende os produtos para os banhistas, disse que já é adepto da distribuição das ‘sacolinhas’ para lixo.

“Faço uma brincadeira e junto com os amendoins entrego a sacolinha, como um brinde da gerência! É importante fazer isso porque deixar aquele monte de lixo na praia é ruim para todo mundo, fica feio, sujo. Ninguém gosta de estar em uma praia toda suja”, comentou Ailton.

E ele não é o único. Há ambulantes que colocam pequenas lixeiras ao lado das cadeiras e mesas alugadas para os banhistas, há as pessoas que complementam sua renda recolhendo latinhas e outros produtos para depois vender, e há ainda outros comerciantes que procuram deixar a frente de suas barracas limpas.

Entretanto, há os usuários que costumam comer e beber, trocar fraldas de crianças e depois descartar objetos nas praias. Além disso, existe também o problema dos resíduos que são carreados por águas de chuvas e de rios.

O projeto Nossa Praia pretende mostrar que todos são responsáveis pelo lixo jogado no chão, não apenas os órgãos públicos.

A ação conta com apoio dos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental e da empresa Alagoas Ambiental, que disponibilizou uma equipe para, junto com a equipe de educação ambiental do IMA, realizar coletas nas areias das praias, nos dias da campanha.