Projeto realizado pelo IMA e MP/AL em escolas públicas ganha destaque nacional

Agora o projeto poderá se estender por todo o Brasil e contemplar diversas escolas

 Dálet Vieira

O Projeto Sede de Aprender Brasil, teve início em Alagoas e agora ganhou amplitude nacional. É que na última semana, foi formalizado o acordo entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

Na prática, o projeto poderá fazer parte do cotidiano de diversas escolas de toda a Federação. A partir do compartilhamento de conhecimentos e métodos adotados, e a cooperação entre os Estados. Dessa forma, mais pessoas serão instruídas, acerca de consumo e desperdício, e asseguradas com água potável nos ambientes escolares.

Apresentação do projeto Sede de Aprender Brasil. Foto: MP/AL

O projeto é pioneiro em Alagoas e acontece em escolas de todo o Estado, com ações de educativas e de sensibilização direcionadas a crianças e jovens, bem como coletas de água para análises no laboratório do IMA/AL. De acordo com Pedro Normande, Gerente da Educação Ambiental (Gedam) do Instituto, o intuito sempre foi garantir a qualidade da água nas escolas públicas e instruir os pequenos a usarem corretamente esse recurso natural.

IMA e MP/AL formalizam acordo para desenvolvimento do projeto a nível nacional. Foto: Ascom MP/AL

“É feita a coleta de uma amostra da água do bebedouro das escolas e em seguida levada para o laboratório do IMA para análise. Quando o resultado é de uma água imprópria para consumo, o MP/AL entra com uma ação contra o município ou o gestor para garantir que essa água se torne melhor e potável para o consumo”, explica Normande.

Ainda nas atividades realizadas pelo projeto, são feitas ações de conscientização sobre a utilização da água, para que além de potável ela seja melhor aproveitada e reutilizada. Então a partir dessa ideia foi implementada o ciclo da água, que são técnicas de reutilização a exemplo da fossa agroecológica e da água de ar condicionado.

169 Total Views 1 Views Today