Semana da água 2018 inicia com ciclo de palestras

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas prepara sete dias de atividades que começam na próxima segunda-feira (19)

Klaus Roger

Para celebrar o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no próximo dia 22 de março, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) inicia nessa segunda-feira (19) a Semana da Água com atividades que seguem até o dia 25.

A programação, que já faz parte do calendário anual do órgão, é uma forma de sensibilização da população alagoana sobre o uso dos recursos hídricos. O pontapé inicial dos sete dias de ações acontece na Universidade Tiradentes (UNIT) com um ciclo de palestras sobre consumo, reaproveitamento e qualidade da água em Alagoas.

Serão três palestras ministradas por técnicos do IMA/AL, Secretaria Municipal da Saúde e uma discente da UNIT. O credenciamento para as atividades acontece a partir das oito horas.

Além de Maceió, diversas atividades serão realizadas nos municípios de Penedo, Igaçi, Satuba e Coqueiro Seco. A equipe prepara plantios de mudas nativas, o já conhecido barco-escola, oficinas de sabão, EcoCine e um passeio em trilha ecológica.

A semana encerra no domingo (25), na Rua Fechada da Ponta Verde, com um mutirão de limpeza nas praias e uma tenda com atividades para crianças e adultos. Confira a programação completa:

19/03:

– Ciclo de Palestras na UNIT de 9h às 12h:

Palestra 1: Água para consumo humano e saúde.

Palestra 2: Viabilidade de implantação de sistema para aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em residências uni familiar: Estudo de caso em Marechal Deodoro

Palestra 3: Balneabilidade das Praias de Maceió;

20/03:

– Palestra, construção de composteira e plantio de árvores nativas  na Escola Estadual Afrânio Lages;

21/03:

– Barco-escola em Penedo;

– Alagoas Mais Verde, oficina de sabão e EcoCine em escolas municipais de Ingaçi;

22/03:

– Trilha em Satuba com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental;

23/03:

– Alagoas Mais Verde e EcoCine no município de Satuba;

25/03:

– Ações do Nossa Praia na Rua Fechada da Ponta Verde

Fanfarra com Desbravadores

Tenda com atividades para crianças e distribuição de materiais educativos

Mutirão de Limpeza: Desafio lixo zero

Encerramento com show da Banda Cazuadinha;

Para mais informações a população pode entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental do órgão através do número 82 98833-9404.