Semana da Água 2021: Barco Escola é ferramenta de Educação Ambiental do IMA há 12 anos

Anos de degradação ambiental nas lagunas Mangaba e Mundaú provocaram mudanças na rota original do passeio

Janderson Oliveira

Nesta segunda-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, o mais importante recurso natural para os seres vivos. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) estende a mensagem de conscientização na Semana da Água 2021, com passeios virtuais do Projeto Navegando com o Meio Ambiente – Barco Escola.

O transporte da Gerência de Educação Ambiental realiza há 12 anos o trabalho de conscientização no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm), mas precisou alterar o roteiro original de acordo com os impactos humanos no curso hídrico.

Programação virtual passará por três importantes cursos hídricos de Alagoas

A Semana da Água 2021 levará a bordo do Barco Escola um amplo público guiado pela equipe tecno-pedagógica de Educação Ambiental do IMA. Conteúdos relacionados a importância do recurso hídrico serão apresentados nas aulas de forma acessível para crianças e especializada para profissionais.

A programação virtual inicia amanhã (23) às 10h no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. No dia 25 às 14h, o público digital irá embarcar no Cais da orla de Penedo para contemplar o Rio São Francisco. No final de semana, dia 27 às 10h, o Rio Niquim será o campo para a aula remota que partirá da Marinha da Barra de São Miguel.

Degradação ambiental provocou alterações no percurso original do passeio no Complexo Lagunar

Em 12 anos do Projeto Navegando com o Meio Ambiente, foi necessário mudar várias vezes o roteiro original do passeio do Barco Escola no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm), devido a degradação ambiental provocada pelo ser humano.

O trajeto original partia da Base Descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, indo a Coqueiro Seco e voltando pelas águas que banham o bairro do Vergel, em Maceió. O passeio durava 1h30min.

Hoje o passeio se restringe em ir direção da comunidade Sururu de Capote, em Maceió, e logo retorna a Base, em 45 minutos.

O principal motivos das alterações é o assoreamento, o que impede o acesso do Barco Escola, pois gera risco de atracar, afirma Josielma Araújo, geógrafa da equipe de Educação Ambiental do IMA.

“A rota original passava por trechos mais preservados, chegando a um tradicional povoado pesqueiro em Coqueiro Seco. Na volta, passávamos por um túnel de manguezal com presença desinibida de animais. Há sete anos não conseguimos mais fazer esta rota”, relata.

A equipe do Projeto vistoriou o percurso nesta segunda-feira (22) e localizou mais pontos de assoreamento. “A situação está complicada”, comenta Josielma, com preocupação.

“A retirada da mata ciliar, ao longo dos cursos hídricos que desaguam no Complexo Lagunar, atrapalha na chegada de mais água, sendo cada vez mais comum encontrar bancos de areia”.

A geógrafa destaca que o papel de defesa das lagunas Manguaba-Mundaú vai além dos moradores da região metropolitana de Maceió. O lançamento de esgoto e resíduos sólidos em cursos de águas que perpassam municípios, desde Pernambuco até Alagoas, contribuem negativamente na situação atual do Celmm, pois é o onde desaguam.

O Projeto Navegando com o Meio Ambiente trabalha com a visão de dar maior visibilidade a esta situação de poluição que já está a olho nu.

“O complexo lagunar é fonte de renda de diversas famílias. A água está sendo afetada de forma muito rápida, em observação nos últimos anos. É importante mostrar isto nas aulas do Barco Escola, principalmente virtuais, pois o público não é apenas da população da Grande Maceió”, comenta Josielma.

A programação da Semana da Água 2021 será transmitida ao vivo, entre os dias 25 e 27 de março, nas redes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, disponíveis nos links de acesso: https://www.instagram.com/ima.alagoas/ https://bit.ly/IMAyoutube https://www.facebook.com/ima.alagoas/