Serviços

O Herbário MAC atua no desenvolvimento de ações culturais e educacionais, por meio de cursos, oficinas, palestras e visitas guiadas. Com essas ações visa divulgar o trabalho realizado dentro do herbário, as coleções biológicas  associadas e sua importância para a biodiversidade, além de incentivar práticas de conservação e apresentar a flora alagoana. Essas ações têm como público-alvo, estudantes de escolas da rede básica de ensino e de universidades públicas ou privadas. Também contribui para a realização de diversas pesquisas científicas através da identificação de materiais externos e da consulta de especialistas à coleção.

Visitas guiadas

As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras, com turmas de até 30 alunos, podendo haver exceções a serem combinadas. As instituições que tiverem interesse em visitar o Herbário MAC do IMA/AL devem entrar em contato para efetuar o agendamento, através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelos telefones
(82) 98833.9407 (whatsaap do IMA)

Identificação de material externo

O Herbário MAC também realiza a identificação e registro de amostras de plantas provenientes de pesquisas científicas. As amostras trazidas devem estar relacionadas a um projeto de pesquisa vinculado à instituição universitária pública ou privada. Para solicitar a identificação, o material deve vir acompanhado de uma Solicitação de Identificação (Anexo X) e deve seguir padrões específicos para que o material seja incorporado na coleção do herbário: amostras com aproximadamente 30 a 40 cm de comprimento e férteis (apresentando flor ou fruto), salvo exceção para materiais considerados raros ou ameaçados.