Sistema online para solicitar licença ambiental está em funcionamento

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A ferramenta está disponível à população a partir dessa segunda-feira (5) e passará a ser obrigatória no prazo de 30 dias

Começa a valer nessa segunda-feira (05) o sistema online para abertura de processos de licenciamento ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e dentro do prazo de 30 dias passará a ser obrigatório. A ferramenta se integra a outras iniciativas que tornam mais práticas e ágeis a utilização dos serviços disponibilizados pelo órgão estadual.

Lançado no dia 31, durante evento realizado no auditório do Conselho regional de Engenharia e Agronomia (CREA/AL), o sistema online começa a ser utilizado nessa segunda-feira (05) e permite que qualquer pessoa inicie o processo de licenciamento de qualquer computador conectado com a internet.

Ajustes e esclarecimentos poderão ser feitos nos próximos dias. A ferramenta está disponível no endereço licenciamento.ima.al.gov.br e, segundo o diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, passará a ser obrigatória dentro de 30 dias.

“Trata-se de um avanço muito importante. A nossa intenção é cumprir o que definimos quando fizemos o planejamento estratégico que definiu os passos que seriam dados pelo IMA entre 2015 e 2018, no sentido de modernizar e tornar os serviços mais acessíveis, claros e ágeis”, comentou o presidente.

Modernização
Outro passo dado na direção de melhorar a relação com os empreendedores é a implantação da ferramenta de agendamento online para atendimento e esclarecimentos de dúvidas. O agendamento pode ser feito através do site do IMA/AL: www.ima.al.gov.br ou do endereço direto: https://instituto-do-meio-ambiente.reservio.com .

A assessoria da Gerência de Licenciamento pode prestar esclarecimentos e dúvidas sobre procedimentos, legislação e lista de documentos obrigatórios solicitados. Ainda junto ao Licenciamento é possível tirar dúvidas sobre processos já formalizados. Junto à equipe de Gerenciamento Costeiro pode-se esclarecer questões sobre ordenamento, conservação, proteção, controle e monitoramento de fenômenos incidentes na costa alagoana.

Além disso, no site do IMA/AL o empreendedor pode emitir boletos online, fazer o passo a passo para pagar a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado de Alagoas (TCFA/AL), além de verificar se possui débitos ou pendências e baixar a licença ambiental emitida pelo órgão.