Técnicos do IMA mapeiam áreas de risco no entorno da BR 101

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O estudo apresentado durante seminário indica os locais mais vulneráveis para acidentes com produtos perigosos

Clarice Maia

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apresentaram, nesta quinta-feira (06), o mapeamento das áreas de risco de transportes de produtos perigosos no entorno da BR 101. O estudo foi exposto durante o Seminário Prevenção, Preparação e Resposta Rápida aos Acidentes com Produtos Perigosos (P2R2): Mapeamento de Risco Ambiental na Rodovia, realizado pela a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Defesa Civil do Estado.

O P2R2 é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que integra setores público e privado, e representantes da sociedade civil, para prevenir e dar respostas rápidas em caso de emergências ambientais, em todo o país. Abrange principalmente as atividades que possam causar acidentes com produtos químicos perigosos.

O levantamento sobre as principais áreas de risco para casos de acidente ambiental, foi realizado por técnicos da Diretoria de Unidades de Conservação. Durante o evento da Sesau, a participação do órgão no Programa foi explicado pelo técnico Antônio Barros. O estudo baseado em estudos de imagens e outros levantamentos foi apresentado pelo gerente de Geoprocessamento do IMA, Esdras Andrade.

Além dos representantes da Sesau e do IMA, o evento conta ainda com a participação da Coordenação de Defesa Civil, Policia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (Ibama).