Técnicos do IMA monitoram piscinas naturais da Pajuçara

A ação pretende sensibilizar usuários para proteção da biodiversidade das áreas recifais

Elayne Pontual

No feriado de Tiradentes, comorado nesta quinta-feira (21), a equipe de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizará uma ação de fiscalização e monitoramento nas piscinas naturais da Pajuçara. A área configura importante região recifal, servindo de berçário e abrigo para diversos organismos marinhos.

Os técnicos irão verificar as condições da sinalização na zona de exclusão conhecida como Piscina do Amor e farão o monitoramento do tráfego e fundeio de embarcações na outra piscina natural localizada na enseada da Pajuçara, além de orientar banhistas a conservar as áreas protegidas.

Durante a ação, serão verificadas as boias de sinalização e as condições da Piscina do Amor, além da presença de usuários na região considerada uma zona de exclusão para diversos tipos de usos. De acordo com Ricardo, coordenador do Gerco, a equipe também fará o levantamento das espécies encontradas na região.

“Na última vez que fizemos o levantamento na Piscina do Amor, identificamos 33 espécies e todas já estavam com o tamanho diferenciado em relação aos outros bancos de recifes da Pajuçara”, disse o coordenador, destacando que os organismos marinhos têm se reproduzido com mais facilidade após o local se tornar zona de exclusão.

Na piscina natural que recebe os passeios de jangada da Pajuçara, banhistas e jangadeiros devem ser abordados e orientados sobre os cuidados importantes que se deve ter com aquele ambiente.

1096 Total Views 1 Views Today