Técnicos dos Institutos do Meio Ambiente de Alagoas e de Santa Catarina visitam o Pinheiro

Os representantes do órgão estadual catarinense estão no Estado para conhecer as ações e medidas tomadas para mitigar os problemas causados pela mineração em bairros de Maceió

Clarice Maia e Dálet Vieira

Uma comitiva formada por cinco representantes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina está em Alagoas para trocar informações sobre as medidas tomadas pelo órgão ambiental local para mitigar os problemas causados pela mineração. A visita faz parte de uma ação de cooperação técnica entre as duas instituições.

Na manhã dessa segunda-feira (22), os técnicos dos dois Institutos percorreram os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro para verificar no local o impacto causado pela extração mineral. A atividade é uma sequência da reunião e visita iniciada na sexta-feira (19).

Na visita os técnicos trocaram conhecimentos entre as atividades do Instituto. Foto: Ascom IMA/AL

Segundo Ivens Leão, assessor executivo de Gestão Interna do IMA/AL, é “muito importante para ambos os órgãos essa cooperação técnica, sempre há trocas de experiências e que a gente possa compartilhar gestão e procedimentos ambientais, para o monitoramento dos licenciamentos feitos pelos órgãos”.

Uma das principais motivações da visita é a troca de informações sobre as ações implementadas pelo IMA/AL, em relação aos problemas causados pela mineração, em Maceió, e a extração do sal-gema. Isso porque Santa Catarina possui áreas extensas de extração mineral e os técnicos buscam informações para evitar problemas semelhantes aos que aconteceram em Alagoas.

Participam da comitiva o diretor-presidente, o diretor de Administração e Finanças, a gerente  de Gestão de Processos Ambientais e analistas técnicos.

 “Sabemos da expertises dos senhores em solucionar um caso inédito de subsidência no mundo, bem como a necessária retirada de 15 mil pessoas de seus lares e empregos, sem que houvesse uma única vítima fatal. Sabemos que isso só é possível graças ao empenho pessoal e abnegação irrestrita ao bem comum, nossos mais sincero reconhecimento e agradecimentos, por dividirem suas experiências com a equipe do IMA/SC”, comentou André Luiz Dias de Mello, diretor de Administração e Finanças.

119 Total Views 1 Views Today