Técnicos encontram jacarés do papo amarelo em um córrego de Rio Largo

Vereadores acionaram o Ibama que contatou a equipe do IMA para verificar a denúncia

A equipe da Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente (IMA), atendendo a demanda do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esteve em Rio Largo, na quinta-feira (22), para verificar a denúncia de que jacarés do papo amarelo estariam sendo ameaçados por moradores da região.

A solução para o problema foi solicitada pela Câmara de Vereadores do município de Rio Largo ao Ibama que, por sua vez, acionou a equipe do IMA.

Técnicos dos dois órgãos realizaram a ação em conjunto. Eles encontraram dois animais em um córrego, localizado próximo a um condomínio residencial. Populares chegaram a informar que, há alguns dias, havia três jacarés, mas um deles foi capturado indevidamente e morto por moradores.

Segundo Epitácio Correia, consultor ambiental da equipe do setor de Gestão de Fauna do IMA, os outros dois animais serão recolhidos, “provavelmente na próxima semana. Antes disso, devemos deixar certo o local que será utilizado como depositário”. A espécie encontrada é conhecida como jacaré do papo amarelo. Ameaçado de extinção, normalmente mede entre um metro e meio e dois metros, mas pode chegar a três metros de comprimento.