Técnicos visitam áreas com obras de contenção da erosão marinha

Representantes da SPU, da Bahia, e da prefeitura de Camaçari (BA), trocam experiências com equipe do Gerenciamento Costeiro de Alagoas

A equipe que coordena o Gerenciamento Costeiro (Gerco) no Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza, desde a quinta-feira (13), reuniões e visitas, com técnicos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) de Alagoas e Bahia e da prefeitura de Camaçari (BA), em áreas que registram avanço do mar, para trocar informações e experiências sobre obras de contenção da erosão marinha.

O primeiro encontro do grupo com a equipe do IMA aconteceu durante reunião realizada na manhã da quinta-feira (13). A tarde foram feitas visitas de campo em locais onde há registro de avanço do mar, entre os municípios de Maceió e da Barra de Santo Antônio. Durante a sexta-feira (14), acontecem visitas em áreas costeiras de Marechal Deodoro.

As ações realizadas para contenção da erosão marinha têm sido tema de debates em todo o país e a equipe do Gerco do IMA busca alternativas para os problemas enfrentados na costa alagoana.

“O debate sobre o avanço do mar e os problemas de erosão que existem na maioria dos municípios litorâneos é uma preocupação de órgãos estaduais e secretarias de estado do meio ambiente, mas também de outros órgãos envolvidos no disciplinamento das ocupações na região costeira”, comentou Ricardo César, coordenador do Gerco.