APA da Marituba do Peixe
Plano de Manejo da APA da Marituba do Peixe
Clique aqui para baixar o Plano de Manejo da APA da Marituba do Peixe
A APA da Marituba do Peixe possui area de 18.600 ha e abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo.
Foi criada pelo Decreto n°. 32.858/1988, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais para garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental socioeconômico da região.
A flora é caracterizada por três formações nativas distintas: Restinga, Várzea e formações florestais. Está inserida nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piauí e Marituba.
Possui Plano de Manejo e Conselho Gestor em atuação.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
Possui uma localização privilegiada de belezas naturais ímpares, por isso é conhecida como “Pantanal Alagoano”. Possui grande potencial turístico devido seu apelo cênico e paisagístico.
PRINCIPAIS PROBLEMAS
Entre os principais problemas estão o desmatamento, queimadas, caça e pesca predatória.
AÇÕES NA APA DO MARITUBA DO PEIXE
As ações ambientais promovidas pelo IMA na APA da Marituba do Peixe são baseadas em fiscalização, monitoramento periódico da sua área e entorno e atendimento a processos e denúncias, combatendo crimes ambientais. Além disso, promove orientações técnicas à comunidade tradicional a respeito de queimadas, desmatamento, lixo e caça e pesca predatórias, principalmente nos povoados ribeirinhos, como Capela, Marituba de Baixo, Murici, dentre outros.
Com a criação do Conselho Gestor, a Chefia da APA promove o contato com representantes de instituições e comunidades diretamente ligados ou atuantes na unidade de conservação. Dessa forma, propõe-se um modelo de gestão participativa, incluindo os membros no contexto da administração da UC, buscando soluções e propostas para os problemas que afetam a unidade.
Comentários não são permitidos.