A APA do Pratagy tem área 13.369,5 ha, abrangendo terras dos municípios de Messias, Rio Largo e Maceió.
Foi criada pelo Decreto nº 37.589/1998, com o objetivo de harmonização das atividades com o equilíbrio ambiental do ecossistema Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy.
A APA do Pratagy é composta pela bacia do Rio Pratagy, que tem como o principal afluente o Rio Messias, conhecido como Rio do Meio. A nascente do Pratagy está localizada no município de Messias.
Principais problemas
A ausência de mata ciliar que foi substituída pela cultura de cana-de-açúcar é um ponto negativo, porém ainda existem grandes áreas preservadas de Mata Atlântica que podem ser encontradas nas bordas do tabuleiro. Próximo à foz do Rio Pratagy, ainda se encontra área de manguezal preservada.
Outro fator negativo é a ocupação urbana desordenada, por povoados ribeirinhos que se instalam às margens do rio.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
O Rio Pratagy é o principal manancial que abastece a capital Maceió. Além disso, a cultura da cana-de-açúcar predomina na região. A pecuária também representa uma extensa área da APA.
AÇÕES NA APA DO PRATAGY
As ações ambientais promovidas pelo IMA na APA do Pratagy abrangem um monitoramento periódico da sua área e entorno. As ações mais comuns realizadas na APA compreendem o combate a queimadas, desmatamento e despejo de resíduos sólidos. O envolvimento de comunidades tradicionais que dependem da pesca e do artesanato são de grande importância para a unidade, principalmente nas proximidades da desembocadura do Rio Pratagy e praia da Sereia, como o povoado Boca do Rio.
ONG’s ambientais, SEMPMA, CASAL e Batalhão Ambiental compõem parceiros importantes na gestão da Unidade.
Comentários não são permitidos.