Ações de fiscalização e educação ambiental sensibilizam a população para os cuidados com a Caatinga

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As atividades contribuem no avanço das medidas de preservação desse bioma em Alagoas

Dálet Vieira

Diante da diversidade espécies de fauna e flora que a Caatinga possui, é necessária a proteção e manutenção desse bioma. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) atua na sensibilização por meio da educação ambiental e verificando as ações e práticas da população com os atos de fiscalização.

Os maiores problemas enfrentados e que causam a degradação ambiental desse bioma é a expansão urbana desordenada, caça e coleta de espécies silvestres de modo ilegal e supressão da vegetação nativa.

O IMA, através da equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi), continua trabalhando no impedimento dessas práticas ilegais. Marco Diniz, técnico ambiental que atua na área de fiscalização do Instituto, ressalta a importância dessas ações que em conjunto com atividades de educação ambiental tem mudado as atitudes da população.

Soltura de animais no Sertão de Alagoas. Foto: Ascom IMA

“Utilizo como exemplo o povoado de Tingui, houve um trabalho muito grande em relação a educação ambiental enquanto processo de criação da Unidade de Conservação, hoje é uma comunidade que possui cerca de 160 famílias e eles tem se voltado às questões ambientais.”

IMA faz ações de fiscalização na Caatinga Foto: Ascom IMA

O povoado de Tingui, localizado no município de Água Branca em Alagoas, faz parte do Conselho Gestor da Unidade de Conservação conhecida como Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre.

“Na região você não vê mais desmatamento, criação de animais silvestres em cativeiro é algo que não existe lá há muitos anos.  Quando vem pessoas para a prática de caça na Unidade de Conservação, a própria população local já faz a denúncia. Então pode se observar que o povoado se adequou e tenta mudar a cultura de caça, produção de carvão e criação de animais silvestres em cativeiro”, complementa Marco.

A equipe de Educação Ambiental do Instituto, também tem feito ações para a sensibilização dos moradores nos cuidados com a Caatinga. Projetos como: Caravana Ambiental, Alagoas Mais Verde, Cine Ambiental e entre outras atividades estão reforçando a prática de ações conscientes e de preservação.

Através do Projeto Alagoas Mais Verde, mudas são plantadas preservando o bioma local. Foto: Ascom IMA

“Caatinga, é um bioma que cuidamos com carinho. Os cuidados com a ecologia são extremamente importantes para a preservação e regeneração da vida local, pensando nisso a Gedam vem desenvolvendo atividades de educação e cuidados ambientais que os sertanejos devem manter”, afirma Ykison Emery, assessor ambiental da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA.

Todos os setores do IMA buscam, por meio de atividades conjuntas, sensibilizar a população para as causas socioambientais e a regeneração da biodiversidade desses locais.