Alunos de ensino público visitam Jardineto Botânico do IMA

A turma também recebeu uma palestra sobre herpetologia e conheceu a coleção de plantas do Herbário MAC

Klaus Roger

Às vésperas da primavera, alunos da Escola Estadual Álvaro Paes fizeram uma visita ao Jardineto Botânico do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) para aprender mais sobre as riquezas naturais do Estado. Durante a manhã desta quinta-feira (22), o grupo assistiu palestras, além de aprender sobre a flora alagoana em uma visita guiada no jardineto e no Herbário MAC.

Cerca de 80 alunos foram recebidos pela equipe do herbário no auditório do IMA, onde houve uma palestra especial sobre herpetologia ministrada pelo biólogo Marcos Antônio Bezerra, que faz parte do projeto S.O.S. Herpetologia: Estudo de Repteis e Anfíbios. Além de aprender mais a respeito dos répteis, os estudantes também assistiram a um filme sobre a floresta amazônica e seus recursos.

Após a palestra, a turma conheceu de perto a beleza do Jardineto Botânico, que funciona como porta de entrada para o herbário. A visita é guiada por uma equipe capacitada para informar detalhes sobre o conjunto de plantas nativas e exóticas que integram o jardineto, como Craibeira, Ouricuri, Mandacaru, Pau Brasil e Jequitibá.

A visita foi finalizada no herbário, um acervo composto por plantas da biodiversidade alagoana, todas desidratadas, catalogadas e identificadas.

Com todos os exemplares coletados no Estado, o Herbário é uma das coleções mais importantes de Alagoas, com amostras que são representativas de todos os biomas de Alagoas. “Nele cultivamos plantas nativas e as pessoas vêm aqui em busca de atividades educacionais”, afirmou Rosângela Lemos, chefe do Herbário MAC.

As visitas ao herbário e Jardineto são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelo telefone 3315-1747.

1099 Total Views 1 Views Today