IMA participa de audiência pública virtual sobre instalação de mineradora em Igaci

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Extração de concentrado de cobre deve seguir rígido processo de licenciamento ambiental até a operação do empreendimento

Janderson Oliveira

A pandemia de Covid-19 exige mudanças na rotina de trabalho, mas não extingue a necessidade do debate popular em questões que tocam o povo. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participa de mais uma audiência pública virtual, na próxima quinta-feira (8), desta vez promovida pela Mineração Vale Verde.

Será apresentado, na ocasião, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Caboclo que prevê a exploração de uma jazida de concentrado de cobre na zona rural do município de Igaci, agreste alagoano.

O encontro será virtual, transmitido nos canais do IMA e da Mineradora Vale Verde, em prevenção ao contágio da Covid-19. O órgão ambiental estará presente com a experiência de ter sido organizador da primeira audiência pública virtual em Alagoas em junho de 2020, sobre a duplicação da rodovia AL-220.

A audiência pública é um momento em que a população da região pode tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o empreendimento a ser instalado. Esta é uma etapa obrigatória para a concessão da Licença Prévia (LP) de atividades de grande impacto ambiental, de acordo com a resolução 10/2018 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram).

Para a mineração acontecer é necessário que a empresa cumpra todas as etapas para a obtenção da licença ambiental. O IMA realiza vistorias em campo durante o processo de LP, para verificar viabilidade ambiental, assim como na Licença de Instalação (LI), para acompanhar a execução das obras, se está de acordo com os projetos apresentados; e, por fim, para a Licença de Operação (LO).

A audiência pública será transmitida no dia 8 de abril às 9 horas pelos canais do IMA no YouTube, Facebook e Instagram, disponíveis nos seguintes endereços: https://bit.ly/IMAyoutube https://www.facebook.com/ima.alagoas/ https://www.instagram.com/ima.alagoas/