Herbário MAC do IMA/AL recebe primeira turma de visitantes do ano

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Alunos do curso médio-técnico de fruticultura puderam observar diversos exemplares da flora alagoana, em aula de campo pelo Jardineto Botânico do Instituto

Wanessa Santos

Nessa sexta-feira (05), o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), recebeu a primeira visita de grupo escolar do ano. Alunos do curso médio-técnico de fruticultura, da Escola Estadual Manuel de Matos, localizada no município de Santana do Mundaú, estiveram no instituto, em aula de campo no Jardineto Botânico.

Os estudantes, que estavam atentos às explicações técnicas de Islan Santos, estagiário do Herbário MAC e estudante do curso de biologia, puderam observar diversos exemplares da flora alagoana presentes no Jardineto, além de outras plantas exóticas, que são aquelas espécies que não ocorrem naturalmente no Estado.

A coordenadora pedagógica do curso, Renata Ferreira de Souza, conta que a visita é fundamental para enriquecer ainda mais os ensinamentos passados para os estudantes, em sala de aula.

“Trouxemos eles aqui no IMA, especificamente no Herbário, para que eles possam ter uma aula de campo mais específica. Nosso objetivo sempre foi esse, buscar não só a teoria, mas a prática também,  aumentando sempre mais o conhecimento desses alunos, que, na maioria das vezes são de zona rural”, diz.

Além do Jardineto Botânico, que reúne plantas nativas e exóticas como Craibeira, Ouricuri, Mandacaru, Pau Brasil e Jequitibá, o Herbário MAC do IMA/AL possui um acervo composto por plantas da biodiversidade alagoana, todas desidratadas, catalogadas e identificadas, para que pesquisadores de todas as áreas ligadas à botânica possam realizar suas pesquisas.

As instituições que tiverem interesse em visitar o Herbário MAC do IMA/AL devem entrar em contato para efetuar o agendamento, através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelos telefones (82) 3315-1737 / (82) 98833-9415.