Herbário MAC: período de fumigação suspende visitas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Público poderá retornar ao acervo a partir do dia 9 de março

Janderson Oliveira

A partir desta quinta-feira (21), o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) estará fechado para visitas devido ao período de fumigação. O processo tem a finalidade de higienizar o espaço e preservar a integridade do acervo, livre de pragas. A preparação iniciou na última terça-feira (18) com a retirada de todos os instrumentos da área que abriga a coleção.

Para realizar a manutenção do ambiente, é utilizado o fosfeto de alumínio. A alta toxicidade do composto químico exige a evacuação do prédio do Herbário, portanto esta operação ocorre anualmente na véspera do feriado de carnaval. O espaço estará aberto ao público novamente a partir do dia 9 de março.

Composto químico é depositado dentro dos armários. Foto: Ascom/IMA

“A fumigação é necessária porque precisamos preservar o acervo livre de insetos”, afirma Rosângela Pereira, curadora do Herbário MAC, “é este cuidado que faz com que a coleção seja perpetuada”, finaliza salientando as precauções do IMA em preservar o local que é referencial de amostras da flora alagoana. São mais de 65 mil espécies identificadas e catalogadas pela equipe.

Acervo do Herbário soma mais de 65 mil espécies. Foto: Ascom/IMA

A coleção do Herbário é condicionada a uma temperatura constante de 17ºC, armazenada em armários fechados. A fumigação é parte do zelo com o histórico acervo de exsicatas. “A gente tem 40 anos de armazenamento de plantas. É um legado de estudo, publicação e referência no Brasil inteiro”, destaca Rosângela.

Apesar do período de fumigação do Herbário MAC, o acervo pode ser acessado virtualmente através do site http://splink.cria.org.br/manager/detail?setlang=pt&resource=MAC.