Herbário MAC encontra planta endêmica de Alagoas em expedição

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Serra da Naceia tem ambiente ideal para a bromélia Orthophytum atalaiense 

Janderson Oliveira 

Botânicas do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) promoveram uma expedição do Herbário MAC, com apoio da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas (Aobal), na Serra da Naceia, entre os municípios de Boca da Mata e Atalaia. Foram mais de 60 plantas coletadas no último sábado (14), entre elas uma bromélia endêmica da região. 

A Orthophytum atalaiense é uma planta de mesma família da macambira, mas com um porte mais robusto e florescência que dura cerca de três meses. Os registros indicam sua ocorrência apenas no topo da Serra da Naceia, sobre lajedos graníticos ligeiramente inclinados e de sol pleno. 

A área é uma das mais ricas em bromélias, com 14 espécies listadas, mas a expedição também coletou trepadeiras, árvores, herbáceas, musgas e líquens que revestem as rochas, além de orquídeas, em parceria com o Núcleo de Pesquisa da Aboal. 

Herbário MAC é o maior acervo de plantas em Alagoas 

Atualização do catálogo do Herbário MAC é feita frequentemente. Foto: Ascom/IMA

Mais antigo que o próprio IMA, o Herbário MAC é uma coleção científica de plantas prensadas e desidratadas que são guardadas em dezenas de armários, como uma biblioteca. 

O acervo de 41 anos tem mais de 65 mil espécies catalogadas da Caatinga e Mata Atlântica, sendo o maior de Alagoas e um dos mais importantes do Norteste. O local é um centro de estudo para pesquisadores ou mesmo para visita de crianças e jovens de escolas. 

O acervo de excicatas pode ser consultado também online em http://www.splink.org.br/search?lang=pt&collectioncode=MAC