Herbário MAC prossegue com trabalhos de digitalização de plantas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Acervo pode ser consultado gratuitamente em plataformas online

Dálet Vieira

A modernização dos trabalhos feitos pelo Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), garante amplo acesso e o registro online das plantas desidratadas e catalogadas. Nesta semana, foi dada a continuação do processo de digitalização das exsicatas para os registros nas plataformas digitais. 

Com as recentes expedições pelos biólogos do Herbário, mais plantas foram coletadas e na sequência serão catalogadas. Em razão dos constantes estudos e a chegada de novas coletas de espécies, o trabalho de digitalização ocorre desde 2016 e precisa ser contínuo. 

Digitalização atualiza catálogo online. Foto: Ascom IMA

Marina Esteves, bióloga e consultora ambiental do IMA, explica que o banco de imagens possui mais de 65 mil amostras de plantas. Estas contribuem para pesquisas, manejo e preservação dessas espécies.

“Todas as informações que cada amostra possui são constantemente atualizadas em plataformas online com o objetivo principal de facilitar o acesso da nossa flora”, destaca a bióloga.

Ainda, na próxima semana o Herbário MAC organiza uma palestra interna para os colaboradores do Instituto. Com o principal objetivo de destacar acerca do projeto de informatização do acervo florístico e instruir sobre o acesso às plataformas online. 

O público geral também pode acessar gratuitamente e de maneira online o catálogo de plantas do Herbário através dos links: https://specieslink.net/ e http://floradobrasil.jbrj.gov.br/.