IMA faz ações para combater crimes ambientais na APP do Rio São Francisco

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Caieiras são desativados e os fiscais continuam monitorando área de desmatamento

Dálet Vieira

No momento em que o Projeto Alagoas Mais Verde atinge o marco de 1 milhão de mudas plantadas no Estado, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), através da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc), desfaz duas caieiras que serviam para a produção de carvão em Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco. 

A ação foi feita em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesta última quinta-feira (01). Na área, localizada há cerca de 150 metros do Rio São Francisco, foram encontradas duas caieiras, espécie de forno utilizado para a produção de carvão com árvores nativas da região. 

Área desmatada encontrada pelos técnicos do IMA e equipes do BPA Foto: Ascom IMA/AL

Há cerca de duas semanas, o responsável pela infração foi autuado em R$ 750 mil e oito pessoas foram conduzidas à delegacia de São Miguel dos Campos, bem como houve o embargo de uma área de 100 hectares no município de Piaçabuçu, em razão do desmatamento e uso indevido do fogo.  

No entanto, as infrações e crimes ambientais na região continuaram e os técnicos da Gefuc, ao constatarem mais irregularidades, destruíram as caieiras e iniciaram o processo para continuar as ações e computar as novas penalidades para o responsável. 

“A equipe procedeu com a abertura da caieira para a inutilização do material que está sendo queimado, essa área já vem sendo monitorada há alguns dias e infelizmente a população não tem colaborado e continua com os desmatamentos, as invasões e ocupações irregulares” relata Epitácio Correia, Gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA. 

As áreas de APPs são instrumentos essenciais na preservação do meio ambiente e possuem restrições de exploração. O IMA continua com as ações na região e mantém as medidas necessárias para coibir as infrações ao meio ambiente.