IMA realiza vistoria e manutenção da restinga na APA Costa dos Corais

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Ações fazem parte do projeto Salsa Viva, iniciado em 2018 com o objetivo de regenerar vegetação costeira

Dálet Vieira

O projeto Salsa Viva, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do estado de Alagoas (IMA/AL), continua com os trabalhos para a regeneração das áreas de restinga em todo o Estado. Nesta semana, foram realizadas vistorias técnicas e manutenção da vegetação na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no município de Porto de Pedras.

Há cerca de um ano, o projeto Salsa Viva começou o plantio e fiscalização na APA Costa dos Corais. Lá foram plantados e recuperados por completo 50.000 mil metros quadrados de vegetação de restinga.

A equipe da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA notou que o período chuvoso e o isolamento social, em razão da covid- 19, contribuíram para o aumento significativo de cobertura vegetal e retorno dos animais nessas áreas.

Equipe do IMA monitora área de restinga da APA Costa dos Corais. Foto: Ascom IMA/AL

Ykison Emery, assessor ambiental da Gedam, relata que as ações do projeto neste ano consistem em fiscalização, vistorias técnicas, implantações em outras regiões litorâneas e monitoramento das áreas de restinga em Alagoas.

“A Gedam, além de implantar o projeto em novas áreas, continuará intensificando as ações de educação ambiental. Visando ampliar a participação dos usuários dessas áreas, evitando o pisoteio e o tráfego de veículos automotores. Para que contribua com a proteção das espécies silvestres e beleza cênica do nosso Estado” explica o assessor ambiental.

O Projeto

Desde 2018 o Salsa Viva promove diversas ações de plantio de espécies nativas no litoral alagoano, que já possui resultados e expressiva regeneração da restinga. Além de sensibilizar a população, por meio da educação ambiental, sobre a importância de manter o ecossistema costeiro para conter os processos erosivos.

A adesão da comunidade é essencial para que essas áreas sejam recuperadas, evitando o pisoteio no local e disciplinando os condutores de veículos para que não utilizem a faixa de areia.