Mais de 70 animais são apreendidos no primeiro dia de FPI

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Aves e répteis foram encaminhadas para um centro de triagem provisório para posterior soltura

Klaus Roger

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco apreendeu 75 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro, em Penedo, nesta segunda-feira (05). Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) acompanharam a ação realizada em residências do município.

Uma equipe de fauna foi montada com técnicos do IMA/AL, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público do Estado de Alagoas(MPE/AL) para fiscalizar alvos apurados por meio de um setor de inteligência, utilizando geoprocessamento.

O primeiro dia de ação revelou um número expressivos de fauna silvestre mantida em domicílio, ocasionado na apreensão de 68 aves, cinco jabutis e dois tejus. O IMA/AL aplicou altos de infração com valores variando de R$ 1.500,00 a R$ 7.500,00, dependendo da espécie.

A equipe do BPA lavrou, ainda, vinte e dois Termos Circunstanciados de Ocorrência aos infratores para investigação dos crimes apurados.

Os animais foram encaminhados para um centro de triagem instalado provisoriamente em Penedo, para os primeiros atendimentos e verificação daqueles que possam que ser devolvidos à natureza.

Segundo Epitácio Correia, gerente de fauna, flora e unidades de conservação do IMA/AL, todos os animais encontram-se em bom estado, não havendo óbitos. Uma equipe veterinária está avaliando as condições para soltura.