Mestrandos da UFPE visitam Herbário MAC

Alunos analisam o acervo do herbário para auxilio em dissertação de conclusão do curso

Klaus Roger

Três mestrandos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) chegaram, nesta segunda-feira (30), no Herbário MAC, para analisar parte do acervo de exsicatas disponível.  A coleção serve de auxilio na elaboração da dissertação de conclusão do Mestrado em Biologia Vegetal.

Segundo os mestrandos, a visita ao herbário do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) se deu pela qualidade do acervo. “É um dos herbários de referência do estado, que tem uma coleção considerável e bem preservada”, explica Marcio Bazante.

A equipe deve fazer o levantamento de três famílias de plantas distintas, descrevendo a quantidades de espécies que ocorrem no Estado, variedade morfológica, novos registros, espécies idênticas e as ameaçadas de extinção.

IMG_5866Bazante analisa a família Annonaceae, constituída por espécies como Pinha e Graviola. O levantamento cobre a presença da família na Mata Atlântica, que, além de Alagoas, inclui Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Francione Gomes estuda a família Chrysobalanaceae, que pode ser reconhecida pela árvore Oiti, muito utilizada na arborização urbana. Já Álvaro Nepomuceno fica responsável pela família Salicaceae, utilizada para recuperação de matas ciliares degradáveis por ter grande dispersão pela avifauna.

No fim, o estudo poderá descobrir espécies novas na região, identificar espécies raras e auxiliar na criação de novas políticas públicas para preservação ambiental.