Municípios de Messias e União dos Palmares são alvos de fiscalização

Vistoria foi motivada por relatos da população, através do aplicativo IMA Denuncie

Janderson Oliveira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) continua a promover as ações intensificadas de fiscalização durante o verão. Na quarta-feira (19), a equipe verificou infrações nos municípios de Messias e União dos Palmares, e nesta quinta-feira (20) a emissão dos autos foi concluída.

A equipe encontrou comercialização de madeira sem comprovação de origem e extração mineral sem licença ambiental. As vistorias foram motivadas por relatos da população, através do aplicativo IMA Denuncie. A Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto agiu em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) nas ações.

Em União dos Palmares, cidadão vendia madeira sem comprovação de origem.

A equipe de fiscalização flagrou em União dos Palmares um depósito de comercialização de madeira sem comprovação de origem. Por esta irregularidade, o responsável foi autuado e deve pagar multa de R$ 6.000,00.

No município de Messias, foi identificado a extração mineral, barro, sem licença ambiental. O IMA autuou a prefeitura pela infração. A multa a ser paga é de R$ 33.000,00.

Para estes casos flagrados, o prazo é de 20 dias para a apresentação da defesa.

As ações de fiscalização desta quarta-feira (19) ocorreram para atender as denúncias feitas pela população através do aplicativo IMA Denuncie. A Gerência de Fiscalização e Monitoramento do IMA recebe cerca de 100 relatos por mês e realiza vistorias em toda a extensão do Estado.

Atividades de fiscalização ocorrem, em maior parte, por demanda de relatos populares pelo aplicativo IMA Denuncie

A documentação é anônima e permite anexar fotos e localização da ocorrência. Para fazer a denúncia via aplicativo, o cidadão deve fazer o download gratuito para Android e iOS. O IMA também aceita denúncia via WhatsApp (82) 98833-9397 ou Canal Verde 0800 082 1523.