Nona edição do Governo Presente no Agreste contará com ações ambientais

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Equipes do IMA/AL preparam diversas atividades como atendimento ao CAR, plantios de mudas, construção de fossas agroecológicas, entre outros

Klaus Roger

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de abril o governo de Alagoas estará levando mais uma edição do Governo Presente, desta vez para os municípios do Agreste do Estado. Com isso, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) planeja diversas ações a serem integradas na programação da nona edição do projeto.

Uma das grandes preocupações do órgão ambiental é incentivar a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), tendo em vista que o prazo para que proprietários estejam cadastrados encerra dia 31 de maio. Por isso uma equipe estará já na quarta-feira (4), um dia antes da abertura oficial, na Central Já de Arapiraca atendendo os pequenos proprietários que ainda não se cadastraram. Sendo assim os interessados terão quatro dias para se regularizar.

Outro propósito do Instituto é incentivar a arborização no agreste alagoano levando o projeto Alagoas Mais Verde para a região. Na quinta-feira (7) e sexta-feira (8) uma equipe realiza o plantio de duas mil mudas nos municípios de Craíbas e Limoeiro de Anadias, que ainda receberão doações de mais quatro mil espécies nativas para posterior plantio.

O IMA ainda doará outras quatro mil mudas para diversas cidades do agreste, totalizando 10 mil mudas distribuídas durante o Governo Presente.

Também serão instaladas três fossas agroecológicas em Craíbas, Limoeiro de Anadias e Arapiraca, em duas escolas e uma associação de agricultoras. Além de filtrar o esgoto, essas fossas servem na produção de frutos para consumo, funcionando muito bem como um projeto de educação ambiental a ser trabalhado com estudantes da rede pública de ensino.

A educação ambiental também será pautada por meio da já conhecida gincana ambiental do órgão que leva jogos que tratam da biodiversidade alagoana para diversas escolas. A competição acontece em Giraldo Pociano e Taquarana.

Na manhã da sexta-feira a equipe de fauna do órgão soltará mais de 100 animais silvestres que encontram-se no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS IMA/Ibama).

Para completar a presença do Instituto no Governo Presente, técnicos do setor de licenciamento estarão entregando licenças ambientais, que foram concedidas pelo órgão, para empreendimentos que beneficiem a população do agreste alagoano.