Operação Curupira 11 efetua cerca de R$ 90 mil em multas por crimes ambientais

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Ações ocorreram de maneira integrada entre IMA, BPA e ICMBio 

Dálet Vieira

Com o principal intuito de coibir crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental e Estação Ecológica de Murici, equipes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram, nas últimas semanas do ano de 2020, a Operação Curupira 11.

Durante as ações, que foram no dia 20 a 31 de dezembro, 182 pássaros foram apreendidos. Entre eles está a espécie ameaçada de extinção Saíra-sete-cores. Os de ocorrência nas áreas, foram soltos e os demais encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

IMA interdita empreendimento que utilizava madeira nativa sem documento. Foto: Ascom IMA/AL

Além disso, as equipes encontraram carcaças de tatu, paca e téiu. Ainda, 14 tatuzeiras, 10 canos e 14 espingardas foram apreendidas. Houve também a prisão em flagrante de seis indivíduos por porte ou posse ilegal de armas.

Os municípios percorridos foram Messias, Murici, Branquinha, União dos Palmares, São José da Laje, Flexeiras, Joaquim Gomes e Ibateguara. Neste último, foi interditado e multado em cerca de R$ 13.000,00 um empreendimento de fabricação de móveis que usava madeira nativa, sem documento de origem.

Duas motocicletas e um carro também foram apreendidos. A operação realizou 20 multas, em aproximadamente 90 mil reais.

A Operação Curupira continua também neste ano de 2021, sempre com o objetivo de proteger a fauna e a flora dessas áreas. Além de represar crimes que infringem o meio ambiente.