Projeto Nossa Praia mantém displays de distribuição de sacolas e recolhimento de resíduos sólidos

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Monitoramento e manutenção são feitos mensalmente pela equipe de Educação Ambiental

Janderson Oliveira

O Projeto Nossa Praia do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas está presente em toda a faixa litorânea com ações de educação ambiental. Uma das ferramentas para estimular a preservação, junto com a população, é a implantação de displays com sacolas, lixeiras e recolhimento de bitucas de cigarro. Como ocorre mensalmente, a partir desta segunda-feira (9), o órgão fará o monitoramento e manutenção das placas durante a semana.

A iniciativa está estabelecida há cinco anos e apresenta atualmente 68 displays instalados. São três tipos de painéis: padrão, com rolo de sacola e lixeira; pet, para recolhimento de fezes de animais; e bituca, destinado aos filtros de cigarro.

Estão instaladas 31 placas em Maceió, 23 no Litoral Sul e 14 no Litoral Norte. Os displays já fazem parte do cenário litorâneo das praias de Alagoas, com retorno positivo dos banhistas e comerciantes, afirma Andreia Izidro, consultora ambiental do IMA e articuladora do Projeto Nossa Praia.

“Primeiramente, as placas foram colocadas em pontos estratégicos para atender um raio favorável. A adoção foi um sucesso. Hoje recebemos diversas solicitações por ofício ou mesmo abordagem no momento das ações”, afirma.

Através do Projeto Nossa Praia, o IMA iniciou recentemente o recolhimento de filtros de cigarro nos displays. A ação é advinda da mobilização mundial contra as bitucas, um resíduo tão acumulativo quanto os canudos. Para o ano de 2020, a Gerência de Educação Ambiental (Gedam) está em busca de parceiros para a destinação e aproveitamento corretos dos filtros depositados nos painéis.

Aplicativo Nossa Praia

Parceiro do banhista, o aplicativo Nossa Praia exibe qual o display mais próximo disponível. É só tocar na seção “Sacolas”. No app, também é possível verificar a qualidade da água, o clima e previsão do tempo, além das tábuas de maré.

E para quem curtiu tudo o que o Nossa Praia faz, também pode ficar ligado no calendário de ações do Projeto. E se quiser sugerir ações em sua região, é só preencher o formulário na seção “Mais”.

Faça o download gratuito do aplicativo Nossa Praia para Android e iOS.