Técnicos estaduais, municipais e empreendedores passam por capacitação e workshop

As atividades são ministradas pelo Ibama e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobe o Sistema Nacional de Controle e Origem de Produtos Florestais

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão em Alagoas, de hoje até a próxima quinta-feira (14), com capacitação e workshop voltado para técnicos de órgãos que realizam o licenciamento ambiental de empreendimentos que utilizam produtos de origem florestal, no Estado e nos municípios, e profissionais que fazem trabalhos nessa área.

Segundo informações de Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), a primeira parte da atividade é a capacitação para o uso do Sistema Nacional de Controle e Origem de Produtos Florestais (Sinaflor), durante a terça e quarta-feira (12 e 13).

“É a terceira vez que acontece essa capacitação e o workshop em Alagoas. A capacitação é direcionada para as equipes técnicas dos órgãos que atuam diretamente com o licenciamento ambiental, inclusive das prefeituras que foram liberadas para oferecer esse tipo de serviço à população. O objetivo principal é que os entes operem dentro do sistema que é novo, mas obrigatório”, explicou o gerente.

No terceiro dia de atividades, na quinta-feira (14), haverá um workshop, também sobre o Sinaflor, dessa vez aberto para a participação dos técnicos e de qualquer pessoa que trabalhe na área de licenciamento ambiental. As vagas são limitadas e a presença deve ser confirmada através do endereço: gefuc.flora@gmail.com.

Segundo informações disponibilizadas pelo Ibama, o Sinaflor “integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais”. Instituído pela Instrução Normativa n° 21, de 24 de dezembro de 2014, é o ambiente por onde se efetuam as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

A capacitação e o workshop acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA) de Marechal Deodoro, localizado na Av. Caravelas, Francês. O workshop está previsto para iniciar às 09h.