Tecnologias adotadas pelo IMA facilitam trabalho durante período de isolamento social

Diretor-presidente do órgão revela ser provável apresentar novidades em breve

Janderson Oliveira

A tecnologia pode facilitar muitos processos, é o que empresas estão vendo agora durante o período de isolamento social, em prevenção da Covid-19. Mas desde 2015, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) adota essa visão. O órgão continua atuando, como serviço essencial, com a ajuda da tecnologia.

Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, afirma que o atual foco do órgão é virtualizar todos os processos.

“Entendemos que a tecnologia é parceria para o melhor andamento do serviço público. Todas essas frentes de trabalho, que iniciamos em 2015, se mostraram vencedoras agora nessa pandemia”, relata o diretor-presidente.

O IMA tem uma ampla gama de serviços online. Todos os boletins de infração são recebidos pelo aplicativo IMA Denuncie. O Portal Ambiental concentra os procedimentos necessários para solicitar licenciamento ou acompanhar processos de fiscalização. Alagoas também é o primeiro estado do Nordeste a aderir o Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).

A população pode consultar todos os dados geográficos do IMA na plataforma Imageo. Assim como os relatórios de queimada e balneabilidade disponíveis no site do Instituto.

A flora alagoana também está representada digitalmente no acervo virtual do Herbário MAC.

E mais serviços digitais podem estar por vir, avisa o diretor-presidente, Gustavo Lopes. “Estamos sempre em busca do que é inovador, do que facilitar a vida da população. É bem provável que tenhamos mais novidades em breve”, revela.

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